14.2.14

Elementos da Narração


Olá ficmaníacos! Como estão? :D

Hoje trago a vocês umas dicas sobre narração. Todos os créditos vão para o livro  Novos Caminhos para o Ensino Fundamental, de Tânia Dias Queiroz e Hailton Donizetti de Melo Rodrigues. Editora Didática Paulista. Não citado o ano.



Fazer uma narração é contar uma história. Na composição de uma história são necessários os seguintes elementos:

  • Narrador;
  • Personagem;
  • Conflito;
  • Enredo.

NARRADOR

Narrador é a pessoa que conta a história.

Não se deve confundir narrador com autor; autor é uma pessoa que existe fisicamente, ao passo que narrador é uma pessoa criada pelo autor para relatar um fato.

Uma história pode assumir significações diferentes, dependendo de quem for o narrador.
A posição que o narrador assume para narrar uma história chama-se foco narrativo ou ponto de vista. 


PERSONAGEM

A personagem constitui o elemento fundamental de um texto narrativo. Não há história sem personagem. em torno dela, o narrador constrói o texto.

Para construir uma história, o narrador focaliza a personagem:


Ações, falas, pensamentos e características constituem os elementos que constroem a personagem e permitem que o leitor a conheça.


CONFLITO

Numa história, toda personagem vive um determinado problema, concretizando as angústias, as ansiedades e as emoções humanas. Esse problema vivido pela personagem numa história é denominado conflito.


Essa força contrária pode ser constituída por uma personagem que desempenha na história a função de antagonista (anto = contra, gonia = ação). A personagem principal, que vive o conflito, é o protagonista (proto = primeiro, gonia = ação).

A narração é, portanto, o relato de um conflito humano que se manifesta numa luta entre protagonista e antagonista. Todos os elementos que compõem a história (personagens, ações, falas, pensamentos, sentimentos, características, ambientes) serão selecionados de acordo com o conflito vivido pelo protagonista.


ENREDO

Um texto narrativo é produto de dois elementos:

  • história - sequência dos fatos;
  • enredo - organização dos fatos.
A história de um texto narrativo constitui a matéria-prima utilizada pelo autor para organizar o texto. 

De acordo com a disposição temporal dos fatos, o enredo pode ser cronológico ou psicológico.

Enredo cronológico - o narrador conta os fatos obedecendo à sequencia do tempo físico. Isto é, a sequencia do tempo do relógio. Nesse tipo de enredo, os fatos são distribuídos em três momentos: apresentação, conflito e desfecho. 

  • Apresentação: localização das personagens no tempo e no espaço. Ausência de conflito.
  • Conflito: presença de um antagonismo, que gera o conflito na personagem. Quando o conflito se intensifica, o enredo atinge o seu clímax.
  • Desfecho: o final de uma história pode ser feliz, se o protagonista vencer o antagonista, ou trágico se o antagonista for vitorioso.
Enredo psicológico - o narrador faz um recuo no tempo (flashback): a história começa pelo final e reverte ao ponto de partida dos acontecimentos que fizeram a personagem chegar àquela situação.

No enredo psicológico predomina o mundo interior da personagem, que se desliga do presente para recordar fatos passados. O interesse do leitor nesse tipo de enredo é descobrir como e por que a personagem se encontra naquela situação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário