28.9.13

Finalizando um capítulo de sua fanfiction

I'm a Batman. NANANANANANA

       Já parou pra pensar na maneira como os finais de capítulos das suas fanfics podem influenciar seus leitores a voltarem para ler o próximo capítulo? Acredite ou não, a forma como você os finaliza pode influenciar - e muito! - os seus leitores. Essa é uma das grandes artimanhas de um escritor ficwritter.

     Mas antes de falarmos em como finalizar um capítulo, vamos nos focar no tamanho deles. Sabe qual é um dos principais inimigos do ficwritter? Vai, chuta aí. Para e pensa. Não achou? Ok, vou te dizer então: A preguiça! Maldito pecado que nos persegue em todos os lugares. Ela já te impediu de escrever alguma vez, certo? Tenho certeza que ela também te impediu de continuar aquele livro incrível que estava lendo ou aquela fanfiction com mais de 8 mil caracteres por capítulo. Se ela já te impediu de ler alguma vez, isso quer dizer que também acontece com outros leitores, e é por isso que você precisa ter muito cuidado com o tamanho de seu capítulo.

       Ok, eu já escrevi capítulos com muito mais de 8 mil caracteres; mas sabem quantos leitores eu tenho atualmente na minha long-fic? Ah, sério, melhor nem falar, dá até tristeza...

       Minha dica é: faça um capítulo que tenha, no mínimo, entre 1.500 e 1.900 caracteres.  O word irá te ajudar nessa tarefa. No canto inferior esquerdo, há uma pequena tabelinha (ao lado do número de páginas) que mostra quantos caracteres há no documento. Caso queira mais detalhes, é só clicar em cima dessa mesma tabelinha. Fácil, né?


Dois cliques onde está destacado de vermelho e a janela à esquerda se abrirá.

       Muito bem, agora que já falamos do tamanho do capítulo, vamos falar de como encerrá-lo.

       Terminar um capítulo pode não ser uma tarefa fácil, principalmente para os ficwritters iniciantes. Vamos pegar um exemplo mais frequente: fanfics estilo high school. A mocinha acaba de entrar na escola e está começando a conhecê-la, faz amizades, recebe olhares tortos, escolhe sentar na última carteira ao lado da janela - por quê todos os personagens principais gostam de sentar na janela - e a aula se segue. E então, durante o intervalo ou a hora da saída, a mocinha se esbarra no garoto mais popular da escola e rola um amor à primeira vista. É nessa parte que você deve finalizar o primeiro capítulo da sua fanfiction!
     
       Ou seja, você deve finalizar seus capítulos com situações que façam seus leitores ficarem na curiosidade do que poderá acontecer em seguida. Usar situações românticas como a citada acima é o que garantem que as garotas, seu maior público, voltem.

       Mas nem todas as garota (e por que não garotos?) gostam de ler romances. Uma boa aventura com muita luta também garantem leitores. Mas como finalizar um capítulo que tenha luta? Eu recomendo que, no final de cada capítulo, você dê uma pequena introdução à luta, ou pare em uma parte que o herói esteja apanhando feio, prestes a perder a vida nas mãos do inimigo. Essa é uma boa forma de fazer seus leitores até mesmo visualizarem a página todos os dias para conferir se a fic atualizou. Concluindo: Deixe o ápice da luta para o próximo capítulo.

       Se a fic tiver um mistério, é claro que você vai finalizar o capítulo quando o mocinho estiver prestes a solucionar o caso. Todo suspense envolvendo a história irá deixar seus leitores em uma pilha de nervos, garantindo a volta dos mesmos no próximo capítulo. Faça muito suspense antes de revelar quem matou o gordo rico é sempre o mordomo.

       E se o capítulo não tiver nada de tão emocionante, ser só um "enrolation" para o próximo? Bem, é importante que você termine esse capítulo com algo que faça prender seu leitor, seja uma conversa tensa, uma ceninha romântica ou a aparição de um novo personagem. Você tem que dar um jeito de fazer seu leitor voltar! Só tome cuidado para não exagerar.

       Agora que você já sabe como finalizar um capítulo, mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário