19.2.13

Fanfictions e suas modinhas




Olá galerinha! Como estão os velhos e os novos leitores do blog? Estou aqui ao mando da minha chefa maninha - que está precisando nos dar um salário – para falar sobre uma polêmica que está afligindo alguns leitores de fanfictions; a modinha!

Antes disso, queira me apresentar. Chamo-me Kellin, porém conhecida por “Pérolas” no blog, que possui uma loooonga história do porque desse apelido aqui, isso tomaria muito tempo e não queremos isso não é? Tenho 20 anos, estou cursando Letras – Português. Meus hobbies favoritos é ler e escrever, principalmente o primeiro.Tenho a competência da leitura desde criança, gostava de ler HQs em voz alta e coletâneas de histórias clássicas como a “Chapeuzinho Vermelho” entre outros. Porém minha vontade de escrever chegou ainda quando comecei o ensino fundamental, mais especificamente na antiga 4º série, chamado hoje de 5º ano.

Todavia, não é disso que venho falar por aqui...

Fanfictions, o mundo em que a criatividade voa longe... Ou deveria voar! Por que falo isso? Houve um tempo em que escrever fanfictions era um hobbie gostoso de se fazer, escrever sobre aquilo que gosta e imaginar do nosso jeito de ver as coisas, era fabuloso em nossos olhos.
Hoje, o que vejo, é que se perdeu o brilho. Sites sobre fanfics, estão repletas de histórias “clichês”, escritas somente por que é “sobre aquilo” (Não levem na malícia, estou me referindo ao caso das coisas que estão no “momento”.)


Justin Bieber, Luan Santana, 50 tons de Cinza, Naruto, Neymar,  (Vou nem comentar), Crepúsculo...

Até aonde podemos ir? Escrever sobre aquilo que gosta é um direito de todos. Porém, os sites estão tão cheios desses temas e entre outras cujo são reconhecidos como “modas”, que o que realmente gostamos é deixado de lado. Afinal, uma pessoa não gosta de somente de uma coisa, não é?

Eu sou Otaku. Eu gosto de diversos animes muitos conhecidos até. Então por que eu devo escrever somente sobre Naruto? Por que, se eu gostar de Crepúsculo, eu faço somente a mesma história com personagens de um anime que vi? (Acontece muito disso, pode acreditar! Principalmente com Crepúsculo e Naruto). Tudo isso são histórias de fanfictions que são chamadas de “clichês”... Clichês que rapidamente viram modinhas.

Por que viram modinha, Pérolas? O que isso tem haver?

O pessoal está sem brilho, sem nenhum brilho. Rodeado de modas e mais modas da sociedade em que vivemos. Então nossos queridos escritores leem essas histórias, e acreditam seriamente que irão escrever melhor que eles!!!!  E PAH! Escrevem uma história relativamente igual. E mais “ relativamente igual” aparecem, mais e mais... O que viram: modas clichenetes*

Fanétes de um determinado FC, que se juntam à ler somente histórias relacionadas sobre seu ídolo de seu FC... Não somente isso, mas como também escrevem sobre ele! Modas... e mais modas... ergh!

Uma prova disso: Fãs de Justin Bieber, Fãs de Luan Santana, Fãs de One direction! Todas! Não digo uma parte delas, mas sim TODAS que escrevem fanfictions sobre eles, escrevem exatamente igual. Todas suas personagens se encontram com seu ídolo. Todas as personagens já com seu olhar de ídolo, se apaixonam por ele e ele por ela! Todas se envolvem com seu ídolo na história...

Fãs de Naruto: Sim, isso posso dizer uma parte deles, afinal, gosto muito do anime, sem falar que conheço várias histórias do tema realmente super criativas! Porém, como não estou falando de simples fãs e sim “Fanétes”, posso dizer que a GRANDE parte desse pessoal não escrevem bem, possuem uma péssima gramática (muitos adoram a escrita INTERNETES*) possuem um contexto mal feito e geralmente, não digo sempre, as histórias são tipo “HighSchool”... Tudo colegial, afinal, é mais fácil de escrever do que se lembrar de todos ou pesquisar mais sobre os Jutsus.

Esses são somente dois exemplos de modinhas que geram clichês, que gera câncer em vários “Veteranos” no assunto “fanfiction”. Quer escrever sobre algum desses temas reconhecidos como “modinha”, afinal é sobre um assunto que você realmente gosta e é fã? Okay, tudo certo! Você é livre para escrever o que quiser. Porém, o que cada um de vocês, meus queridos, tem que ter noção é que nenhum é um Paulo Coelho, Machado de Assis ou uma Agatha Christie da vida! Estou dizendo isso, que por ser um tema moda, com certeza terá muitos comentários, muitos favoritos e recomendações. Muito mais que muitas originais por ai...

Então, consciência pessoal!! Sua história tem que possuir uma grafia boa e uma gramática melhor ainda! Sem falar que terá que ter coerência no que está dizendo em sua estória (sim, essa palavra existe, não julgue alguém que a use! Procure sobre, antes que isso ocorra!). Tente fugir da modinha de estar se apaixonando pelo seu ídolo, fuja do colegial! E mais que tudo, leia muitos LIVROS! Estes são nossas escadas para o sucesso!

Nada contra temas modinhas! Seja contra a histórias de modinhas com clichenetes* e com “muita pouca” qualidade!

Boa sorte! Talvez sua história apareça no nosso pequeno e lindo blog.

By: ~Pérolas
___________________________________________________________________________________
[Dicionário de ~Pérolas] 
1 - Fanétes: Fãs malucamente doidas por um tal ídolo.
2- Escrita INTERNETES: Escrita só existente no mundo da Internet: vc, msm, tbm, ksa são exemplos disso.
3- Clichenetes: Clichês fora do normal, feito por Fãs malucamente doidas que não tem muita criatividade para inventar uma história nova.

4 comentários:

  1. Eu ri muito lendo esse post! Bem criativo, não tinha lido nada sobre as modinhas (a não ser crepúsculo, que chega a doer os olhos de tanto que se vê fanfic). Sobre Naruto, no meu caso, não sei usar o universo original da história porque parei de acompanhar o anime/mangá, então usei uma ideia que tinha há algum tempo para começar a escrever Headlock, que se passa numa realidade paralela, para onde vão os personagens e todo o mais que criamos :) Deu certo fazer assim.
    Colegiais... Cara, tem muita fanfic assim... Acho que hoje já é difícil encontrar fanfics boas por causa do volume de clichês (que nem sempre não bons clichês).
    Enfim, adorei o post! Ah! Quase me esqueço... Na lista de sites de fanfics, podiam colocar o Only Animes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk Obrigada! Espero que continues lendo os nossos post's! É muito bom saber que leem o que escrevemos...
      Obrigada mesmo! Está falando com a mais louca dessa turma de adm; criatividade eu DEVO ter - ainda mais com a chefa que eu tenho (x.x DESCULPA HALE, EU NÃO FALEI SÉRIO!) então, peço muito que avise se eu escrever um texto estilo "clichenetes" kkkkk
      Ah eu leio sua fanfic! Uma das melhores que conheço de Naruto. Está longe de ser clichê sua história, é a mais criativa que já li! Puxa, nem eu com essa mente insana, conseguiria pensar em algo!

      Sobre colegiais! Poxa, ultimamente falar nisso já é um clichê! É tanta que nos deixa até cansada de ir avaliá-las só por causa disso!

      Muto bom saber que uma colega de fanfiction do AS esteja nos acompanhando... E uma das grandes!

      Ps: Obrigada pela indicação do site, irei conversar sobre isso com outros adm!

      Excluir
    2. De nada ^^' Pode deixar! Mas acho que não escreveria um texto assim :}
      Ah obrigada *-* Fiquei até emocionada xD Só pra ter certeza (me avise se eu estiver errada), você é a Kellin? Que escreveu "Amor Virtual"?
      Verdade verdadeira! Só leio quando a história realmente me chamou a atenção. Ah que isso?! Nem sou tão grande assim, só escrevo demais xD
      Falando nisso, acho que deixei o post como rascunho '-' Vou lá ver xD

      Excluir
    3. Desculpaaa!!! EU NÃO ENTREI MAIS! COISA DEMAIS PARA FAZER X.X
      Mas como vou fazer meu próximo post aqui, vim dar uma conferida nos coments no meu antigo hehe

      Ahaam *-*
      que fofa, você lembra de Amor virtual huahahaha
      Sim, sou a legítima! Fui eu quem escreveu aquela coisa doida - que foi apagada do AS - mas que ainda estou reescrevendo para ficar muito melhor! U_U

      De fato, o pessoal tem curisidade em tudo que lhe chama a atenção, eu sou assim com os livros... eles me chamam... x.x
      e eu faço de tudo para que eu os tenha muahahaha

      Excluir