19.12.12

O Surgimento das Fanfictions



Foi com a popularização da internet que escritores amadores conseguiram trazer suas obras até os fãs e pessoas com os mesmos interesses de uma forma mais prática, e com o mecanismo de busca a facilidade em encontrar sites dedicados a fanfictions se tornou maior. Foi no século XX (mais ou menos 1965), que o termo “fanfiction” começou a ser usado para designar essas obras fictícias publicadas em fanzines*.

As fanfictions foram popularizadas através da série Star Treck com a publicação de suas fanzines na década de 1960. O primeiro fanzine, Spockanalia, foi criado em 1967 e continha algumas fanfics. A mesma tendência começou a surgir no Japão entre 1960 e 1970. Foi através das séries Star Wars e Star Treck que as influências começaram a surgir, juntamente com o hábito de fazer cosplays.


Em 1998 surgiu o Fanfiction.net, trazendo como destaque as fanfictions de Buffy a Caça Vampiros. A partir de 2009 o FFN se tornou o maior e mais popular site de fanfictions no mundo, com quase 1,3 milhões de usuários e hospedada em mais de 30 idiomas. No Japão, existem muitas obras conhecidas como dōjinshi manga-fiction, geralmente toleradas e incentivadas. São encaradas como uma forma de publicidade gratuita ou um terreno fértil para novos talentos. Já no Brasil, acredita-se que as fanfictions tenham chegado ao país através de Harry Potter e Sailor Moon, assim como pode ter sido através de publicações de outras versões de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. 


*Fanzine vem da contração da expressão em inglês fanatic magazine, em português revista de fãs. São publicações feitas de fãs para fãs de determinado tema, sejam elas amadoras ou profissionais.

Fontes:

Dialogismo no Universo Fanfiction: Uma análise da criação defã a partir do dialogismo Bakhtiniano, por Tamires Catarina Félix (Universidade Federal de Pernambuco – Revista dos Alunos da Graduação em Letras Ao pé da letra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário