17.12.12

Dicas Básicas II



Continuando o post anterior, vamos a outras dicas básicas para os Ficwritters iniciantes. 

Acredite ou não, o hábito da leitura é um ótimo aliado na hora de criar uma história, isso por que são através de outras fanfictions e livros que as ideias vão aparecendo uma por uma. Como um bom ficwritter, você também deve ser um ótimo leitor, não é? Afinal todos nós acabamos sentindo vontade de criar alguma história inovadora capaz de ser tão boa quanto aquela fanfiction que nos fez prender o fôlego tantas vezes. Então se você for preguiçoso demais para ler um livro é melhor mudar logo esse mal hábito. Livros exercitam a imaginação, o seu principal instrumento de trabalho, então escolha um livro que lhe interesse e comece a lê-lo!

Quando você finalmente ter uma boa ideia, é hora de passá-la para o papel.Você pode organizar suas ideias em um caderno antes de começar a escrevê-la, isso torna muito mais fácil e garante que você não deixe passar nenhum detalhe importante da história. Após organizar suas ideias, passe-as para o Word. Nele você tem a vantagem da correção automática, mas isso não significa que você não deva revisar seus capítulos após estarem prontos.

Um capítulo pode ser considerado de bom tamanho quando tiver entre 2.000 e 4.000 caracteres. Parece muito, mas acreditem, na empolgação de escrever uma boa história você consegue ultrapassar esse limite. Eu já cheguei a 8.043 para vocês terem uma pequena noção. É claro que nas suas primeirsa fanfictions será muito difícil chegar a esse número, chegando a 1.500 caracteres você já pode pensar que está indo no caminho certo, e se conseguir chegar a 4.000 está de parabéns! O importante é não desanimar, por mais difícil que pareça escrever essa quantidade.

Você nunca deve escrever diretamente no site, afinal pode acontecer de você escrever todo o seu capítulo onde sua dedicação resultou em quase uma hora de trabalho e, quando você apertar o botão Enviar, o site dê algum problema e você perca toda a sua história! Sim, acontece, conheço pessoas que já sofreram com isso. Também houveram aquelas vezes onde a fanfiction foi excluída por desobedecer alguma regra do site e depois o autor não ter o material para poder repostá-la da maneira adequada. É por isso que todo ficwritter deve escrever sua história no Word e salvá-la em seu computador!

Sabe aquela demorinha que todo bom autor faz os leitores passarem? Então, para os leitores pode parecer algo horrível, mas para os ficwritters é muito bom, sabia? Isso por que a demora faz aumentar a expectativa dos leitores, eles ficam ansiosos pelo próximo capítulo, tão ansiosos que nem a preguiça de ler os impedem de conferir um novo capítulo, resultando em muitos comentários. Uma semana de prazo para postar capítulos novos já está de bom tamanho, não demore demais (tipo de 4 meses a 1 ano sim, acontece), ou perderá leitores.Algo que eu faço atualmente com minha long-fic é escrever ao menos 5 capítulos adiantados do que está sendo atualmente postado. Ao menos, se eu estiver demorando demais para terminar um por falta de inspiração ou por pura preguiça, eu tenho um capítulo pronto para garantir que meus leitores não me abandonarão.

E por fim, assim que você postar o primeiro capítulo de sua fanfiction em seu site, parta para a divulgação. Você pode usar as redes sociais como suas aliadas nessa parte. Poste os links das suas fanfictions nelas juntamente com a sinopse e uma imagem que tenha a ver com a história para chamar a atenção dos seus seguidores. Não se esqueça de divulgar  - principalmente - no site onde você postou sua fanfiction, diga para seus amigos que acabou de postar uma nova história e gostaria muito de saber a opinião deles sobre ela.

E aqui termina as Dicas Básicas II!

Nenhum comentário:

Postar um comentário